sexta-feira, 29 de maio de 2015

Tecnologia 'analisa' o consumidor


Jacilio Saraiva
Novas tecnologias criadas para o varejo identificam clientes que entram nas lojas, mandam promoções personalizadas via celular e até analisam o sorriso do consumidor depois do atendimento. A ideia dos desenvolvedores de pequeno porte é oferecer soluções de baixo custo que possam aumentar o fluxo de compradores nos pontos de venda, além de conhecer melhor perfis de consumo. Há opções a partir de R$ 100 mensais.
A Hanzo oferece uma plataforma que pretende atrair o consumidor para as lojas, por meio do celular. Segundo o CEO Federico Pisani Massamormile, é possível usar mensagens de texto (SMS) ou redes sociais para disparar programas de fidelidade e ações promocionais segmentadas. "Podemos enviar um cupom de desconto para um cliente que está na frente de uma gôndola de supermercado ou avisar o vendedor que um determinado usuário entrou na loja, informando suas preferências e histórico de compras", diz. "Os comerciantes podem aumentar o número de visitantes, o valor do tíquete médio e ainda conhecer melhor os gostos dos consumidores."
Mesmo com a recessão, o executivo garante que é alta a expectativa de venda da solução, em 2015. "O plano é triplicar o faturamento com essa linha de negócios", diz, sem revelar números. Entre lojistas, a Hanzo acumula nove clientes que somam 494 pontos de venda.
O preço da solução varia de acordo com as funções escolhidas e o número de lojas cobertas. Para se ter uma ideia, em redes de franquias, o custo varia de R$ 100 a R$ 150, por unidade, ao mês.
Na KiiK, a oferta é um aplicativo que funciona como uma carteira eletrônica, para realizar pagamentos em bares e restaurantes. O sistema captura um QR Code por meio da câmera do celular e paga as contas com um cartão de crédito previamente cadastrado. Está disponível em cerca de 100 estabelecimentos, em São Paulo, Fortaleza (CE) e Goiânia (GO) para cinco mil usuários ativos, segundo Alex Barbirato, um dos fundadores da companhia.
A ferramenta também auxilia o consumidor na busca dos locais indicados pela KiiK e envia notificações sobre o andamento da fila de espera nos restaurantes. "Graças às interações dos clientes, os empresários também podem medir o nível de satisfação do público e criar campanhas personalizadas", diz. O aplicativo é grátis para usuários da Apple Store e Google Play. Já os estabelecimentos pagam uma taxa de acordo com os valores transacionados.
Se a intenção do comerciante é analisar o comportamento do consumidor na loja, a Seed, criada no ano passado, desenvolveu uma solução baseada em câmeras e sensores que reconhecem as prateleiras mais visitadas e o fluxo de compradores. É possível observar características dos clientes, como sexo e faixa etária, e gerar análises sobre hábitos de consumo.
"O sistema também avalia a equipe de vendas, por meio da taxa de conversão ou do número de pessoas que saem da loja sem comprar", diz o CEO Francisco Forbes. É possível ainda identificar o tempo médio de permanência nas filas dos caixas ou a expressão de satisfação do cliente, depois da compra. "Observamos se ele sorriu ao se despedir do atendente." A solução já foi adotada em 800 pontos de venda e custa R$ 300 mensais. 

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário